Enquetes
Casais
Entrevistas
Família
Filmes
Homem
Mulher
Noivos
Pais
Pastores
Sexualidade
Solteiros/Divorciados
Teses
Documentos
Clipping
Ore por nós
Doe suas milhas
Igreja Parceira
Amigo da Família
Voluntários
Realize em sua igreja
Programas de Rádio
Cursos para pastores e líderes
Contatos
Fale Conosco

FINANÇAS – UM TESTE PARA A FAMÍLIA

Por: Pr. Elias Teodoro

Tenho observado que muitas famílias hoje estão se acabando no item das finanças, por não saberem gerenciar, por gastos excessivos, descontrole, excesso de mando, falta de economia, avareza. Ao invés de ser "até que a morte nos separe"  muitos tem sido "até que a dívida nos separe".

O mau uso do dinheiro tem trazido enormes prejuízos aos casais e aos filhos porque estão em formação e seria a hora do bom aprendizado para o resto da vida.

Deveríamos prestar mais atenção para o belo conselho bíblico deixado pelo escritor do livro de Hebreus:  "Seja a vossa vida sem avareza, contentai-vos com as coisas que tendes; porque  Ele tem dito: De maneira nenhuma te deixarei, nunca jamais te abandonarei" (Hebreus 13.5).

Por isso seria muito importante destacar alguns princípios que ajudarão casais e famílias no trato do dinheiro.

Planejar é preciso
A Palavra de Deus  nos adverte em Lucas 14.28:  "Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa  e verificar se tem os meios para a concluir".

Hoje mais do que nunca, esse princípio é  fundamental na família, nas obras públicas. Se você não planejar como você irá  gastar, alguém vai planejar isso para você. E aí como fica?  A propaganda hoje tem  um apelo cada vez mais  forte para levar você e a sua família  ao consumo cada vez maior.

Muitas famílias e casamentos estão enfrentando sérios problemas porque não sabem planejar as finanças, não há equilíbrio das entradas com os gastos. O resultado? Caos!

Administre bem as suas finanças
Para um verdadeiro cristão é fundamental saber que o dinheiro não lhe pertence. Tudo é de Deus. O papel do cristão é tomar conta. Deus quer prestação de contas. Não é sem sentido que Jesus conta várias parábolas que falam de dinheiro, prestar contas.

Por exemplo, em Lucas 19.13, diz assim:  "Chamou o Senhor dez servos seus, confiou-lhes dez minas e disse-lhes: Negociai até que eu volte".  O verbo negociar quer dizer - boa administração . Apreendemos que administrar é ter um lugar para cada coisa e ter cada coisa no seu lugar. As pessoas se tornam conhecidas por sua administração ou organização seja boa ou ruim.

Esteja livre de dividas desnecessárias
Às vezes contraímos dividas pressionados pela mídia que leva todo mundo na enxurrada do "compre agora e só pague daqui a três meses" .

O sábio Salomão já dizia há muito tempo : "o rico domina sobre o pobre, e o que toma emprestado é servo do que empresta" (Provérbio 22.7). O apóstolo Paulo aconselhou: "A ninguém devais coisa alguma, exceto o amor com que Cristo vos amou e que deveis amar uns aos outros."  Viver vida modesta com as contas em dia, ainda que tendo menos bens que o vizinho, dá a você um  sono mais sossegado.

Não se esqueça nunca do orçamento
Descubra em sua cassa quem é o bom tesoureiro ou tesoureira. Se há mais de uma fonte de entradas financeiras junte as duas. Juntando e gerenciando juntos, inclusive com os filhos será melhor.

Ensine desde cedo aos seus filhos como cuidar das suas pequenas finanças.Cuidado com o cartão de crédito. A Bíblia recomenda: "Tendes semeado muito e recolhido pouco; comeis mas não chega para fartar-vos; bebeis mas não dá para saciar-vos;vesti-vos mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, é como quem colocar num saco furado"  (Ageu 1.6). A casa não  deve estar dividida nas finanças, mas unida pelo casal com sua força e trabalho e boa administração e sujeição do casal a Deus.

Vamos pensar no plano de Deus e seus princípios ativos econômicos e são aplicáveis  aqui e não no céu. Servem para a família e para o mundo por onde quer que  andarmos. Logo cedo pai e mãe marido e mulher aprendem e ensinam aos seus  filhos que ensinarão a outros.

Felicidade não é ter nem simples prazer,  mas obedecer sempre a vontade Deus aconteça o que acontecer.

*********

Pr. Elias Teodoro é pastor da Primeira Igreja Batista de Belém, PA 

 

Voltar Enviar Imprimir

Newsletter

 
 

 

Copyright©2014 Click Família - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Grafus Comunicação