Enquetes
Casais
Entrevistas
Família
Filmes
Homem
Mulher
Noivos
Pais
Pastores
Sexualidade
Solteiros/Divorciados
Teses
Documentos
Clipping
Ore por nós
Doe suas milhas
Igreja Parceira
Amigo da Família
Voluntários
Realize em sua igreja
Programas de Rádio
Cursos para pastores e líderes
Contatos
Fale Conosco

CLITÓRIS

Por: Pr.Gilson e Psic. Elizabete Bifano

O que é o que é?
É do tamanho de uma ervilha e ainda fica escondidinho debaixo de um capuz, mas mesmo assim é um dos mais importantes órgãos sexuais da mulher? Acertou quem disse que estamos falando do "clitóris".

Queremos apresentar, para os homens e para as mulheres (para as mulheres também?) uma parte muito importante do aparelho reprodutor feminino, o clitóris. Para os homens, porque muitos deles acham que não é importante conhecê-lo e com isso, muitas esposas estão "a ver navios" por longos anos.

Para as mulheres, por mais incrível que pareça, muitas delas não sabem onde fica, nunca viram ou nunca tocaram nesse pequeno órgão que poderá ajudar, em muito, a vida sexual feminina.

Onde ele está situado?
Ele, o clitóris, está situado na parte superior da vulva. Não sabe o que é a vulva? Então vamos definí-la também. A vulva  é o conjunto dos órgãos genitais femininos na sua parte externa. 

Por que ele é importante?
Porque é o órgão de maior sensibilidade erótica na mulher. Pesquisas realizadas com 900 mulheres, relatadas no livro "O que é afinal o orgasmo feminino" (Rosa dos Tempos) apontaram que 98% delas reagiram ao estímulo tátil, enquanto somente 2% não o sentiram. A segunda área de sensibilidade feminina é a vagina, com 97%.

O Relatório Hite, dirigido por Shere Hite, entrevistou 863 mulheres sobre a freqüência do orgasmo durante a manipulação do clitóris. Apenas 16 disseram que não experimentaram orgasmo durante a manipulação do clitóris.

Por que toda essa sensibilidade? Por causa do grande número de terminações nervosas.

Conheça-o
É importante, em primeiro lugar, que a própria mulher o conheça. Muitas não o conhecem devido sua localização ser de difícil visão por parte da própria mulher. Não tenha vergonha de olha-se a si mesma. Feche a porta, dispa-se e procure visualizar sua vulva, especialmente o clitóris.

Já em 1947 um livro escrito por Helena Wright aconselhava: "Arranje uma boa luz, pegue um espelho e identifique todas as partes de sua vulva. Para encontrar o clitóris, as coxas devem estar bastante separadas para uma boa visão."

Em seguida, separando os grandes lábios com dois dedos, ver-se-á imediatamente a pela mucosa revestida com uma membrana no interior da extremidade frontal do espaço entre os grandes lábios.

Puxando essa pele suavemente para trás com a ponta dos dedos, pode-se ver por debaixo um pequeno órgão redondo e macio (às vezes é bem pequeno e apenas visível), que brilha quando a luz é boa. É o clitóris. Sua raiz aflora até debaixo da pele e da junção dos dois lábios externos, estendendo-se  por cerca de 2,5 cm.)

Observe cada dobra, cada parte dessa parte do seu corpo que Deus fez (Gn 1.27). No princípio, você pode sentir um pouco de constrangimento, mas saiba que você não está fazendo nada de errado. Toque-se. Sinta a textura e a sensibilidade de cada parte de órgãos sexuais. Isso não é pecado.  Isso se chama auto-conhecimento.

Explore-o
Diálogo entre marido e esposa é importante antes, durante e depois da relação sexual. Você, esposa, procure orientar seu marido sobre a melhor maneira de massagear o seu clitóris. 

Procure orientá-lo sobre o melhor jeito, a intensidade e o rítmo. Se ele tem dificuldade, massageie você mesmo seu clitóris durante o ato sexual.

Você, marido, procure compreender quanto o clitóris é importante para sua esposa. Procure saber a melhor maneira de massagear essa parte do corpo de sua esposa tão importante para sua realização sexual. Procure ser romântico, delicado e suave.

Caminhando nessas direções, marido e esposa poderão desfrutar toda a beleza e satisfação que o sexo oferece. Lembrem-se, marido e esposa, que Deus criou o sexo não somente para a procriação, mas para proporcionar intimidade e prazer a ambos (1 Co 7.3 e Hb 13.4).

Voltar Enviar Imprimir

Newsletter

 
 

 

Copyright©2014 Click Família - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Grafus Comunicação