Enquetes
Casais
Entrevistas
Família
Filmes
Homem
Mulher
Noivos
Pais
Pastores
Sexualidade
Solteiros/Divorciados
Teses
Documentos
Clipping
Ore por nós
Doe suas milhas
Igreja Parceira
Amigo da Família
Voluntários
Realize em sua igreja
Programas de Rádio
Cursos para pastores e líderes
Contatos
Fale Conosco

IGREJA E FAMÍLIA

Por: Gilson Bifano


Há uns quatro anos foi feita uma pesquisa com centenas de pastores americanos perguntando sobre suas prioridades ministeriais no ano que se iniciava. Dos 22 itens lembrados pelos pesquisadores do Instituto Barna, oração e família, ficaram respectivamente em penúltimo e último lugares.
Se fizessem essa pesquisa entre os pastores brasileiros, em que posições estariam esses dois itens?
Alistamos abaixo algumas ações que sua igreja poderia empreender em favor das famílias no ano que se inicia.

Domingo da família
Quem sabe todo o quarto domingo do mês poderia ser dedicados à família?
Nesse domingo muitas ações poderiam realizadas. Um domingo por exemplo as famílias poderiam ser incentivas a trazerem os vizinhos, os parentes não crentes. Não vão faltar idéias para tornar esses domingos marcantes para a vida das famílias e das igrejas.

Trabalho com noivos
Comece a trabalhar seriamente com noivos no ano que se inicia. Creio que um trabalho sério com noivos deve ter uma duração de, no mínimo, três meses. O pastor pode treinar casais para realizarem esse importante trabalho de discipulado para o casamento.

Mês da família
Realize no ano de 2009 o mês da família. Geralmente o mês da família é celebrado em maio, mas pode ser realizado, perfeitamente, em um outro mês.

Dinamize a apresentação de bebês
Geralmente as apresentação de bebês nas igrejas é quase um apêndice ao culto. Transforme esses momentos em algo marcante. Hoje temos os recursos da multimídia. Presenciei na 1ª Igreja Batista de São Paulo um momento muito especial nesse sentido.

Congresso de famílias
À parte do mês da família, realize em outra época um Congresso de Famílias. Além de transmitir a idéia de que o tema "família" não é alvo da atenção somente no mês de maio, o congresso servirá para edificação das famílias e evangelização.

Trabalho com solteiros
Se ainda não se despertou para esse trabalho, ore e trabalhe para que um ministério efetivo com adultos solteiros, divorciados e viúvos seja iniciado nesse novo ano.

Censo familiar
Faça um censo das famílias em sua igreja. Um censo familiar vai ajudar a liderança ter uma visão real dos vários tipos de famílias e suas realidades e com isso ajudará a igreja em ações concretas em favor das famílias.

Pregue às famílias
Além dos sermões voltados especificamente para as famílias, os sermões dominicais podem ser dirigidos também para uma vida melhor na família. Por exemplo, quando falar sobre o perdão, fale de sua importância na relação conjugal, pais e filhos, etc.

Use a Escola Bíblica Dominical
Uma igreja que deseja ministrar às famílias com seriedade pode destinar uma classe da Escola Bíblica Dominical para tratar somente de temas familiares e conjugais.

Muitas outras ações poderiam ser lembradas. Em se tratando de fortalecimento das famílias, Deus está sempre pronto a dar aos seus servos e igrejas recursos intelectuais, pessoais e financeiros.

Se precisarem de ajuda, aqui estou. Envie um e-mail para mim que estarei ajudando você e sua igreja nesse sentido. Anote aí: oikos@clickfamilia.org.br

Voltar Enviar Imprimir

Newsletter

 
 

 

Copyright©2014 Click Família - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Grafus Comunicação