Enquetes
Casais
Entrevistas
Família
Filmes
Homem
Mulher
Noivos
Pais
Pastores
Sexualidade
Solteiros/Divorciados
Teses
Documentos
Clipping
Ore por nós
Doe suas milhas
Igreja Parceira
Amigo da Família
Voluntários
Realize em sua igreja
Programas de Rádio
Cursos para pastores e líderes
Contatos
Fale Conosco

ALMOÇO DE DOMINGO

Chame tios, avós e primos para uma bela macarronada e peça para as crianças ajudarem nos preparativos

Basta dizer a expressão «almoço de domingo» e vem à mente a imagem de uma enorme mesa, cheia de gente de todas as gerações da família. No entanto, a ideia de transformar a refeição dominical em um programa familiar, apesar de bastante arraigada em nossa cultura, tem sido cada vez mais rara. Devido a uma série de mudanças da sociedade, conseguir reunir todos os membros do clã em torno de uma mesa virou uma tarefa complicada.

O lado positivo dessa mudança é que, quando o almoço em família acontece, torna-se um grande evento para todos – especialmente para as crianças. Então, por que não reservar um espacinho na apertada agenda para promover uma festa «sem motivo» para reunir todos os irmãos, cunhados, primos e pais? Certamente a proposta vai agradar aos pimpolhos, que adoram visitas e ocasiões comemorativas. Além disso, o convívio com familiares tem papel fundamental para o desenvolvimento das crianças, que veem na figura de avós e tios modelos de comportamento complementares aos dos pais.

Escolha uma data e mãos à obra! Envolva os pequenos na organização do evento: se existirem primos da mesma idade, por que não pedir para as crianças ligarem para convidar o resto da garotada? Em seguida, discuta com eles o cardápio. A primeira ideia, claro, tende a ser a massa; mas existem outras opções simples e com preço acessível que podem agradar a todos.

Se a cozinha italiana for a preferência da turminha, uma sugestão fácil, econômica e unânime é o penne à bolonhesa. Este site traz uma boa receita. Já se o pessoal for mais «carnívoro», esta outra página oferece um prato bastante fácil, que não demora e nem dá trabalho para ser preparado e dificilmente vai encontrar resistências entre os convidados.

A sobremesa é outro item indispensável para o sucesso do almoço, especialmente para os pequenos. Para evitar complicações ou gastos excessivos, opte por algo já pronto, como um tradicional sorvete. Se quiser um doce caseiro, uma alternativa que deve agradar a criançada é o brigadeiro de colher. Compre alguns copinhos de acrílico descartáveis (que custam por volta de R$ 1,50 o pacote com dez), faça um brigadeiro mole e peça ajuda dos pimpolhos para encher os potinhos e colocar granulado. O difícil vai ser convencê-los a não comer antes do almoço!

Na manhã de domingo, peça para a garotada ajudar a arrumar a casa e colocar a mesa – dê a eles tarefas inofensivas, como ajeitar os guardanapos ou copos descartáveis. Depois é só esperar os convidados chegarem e curtir um autêntico domingo em família!

*************
Extraído do site "Mães com fihos"

*************
Leia o livro "Um mês para viver"

Voltar Enviar Imprimir

Newsletter

 
 

 

Copyright©2014 Click Família - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Grafus Comunicação