Como aplicar praticar Deuteronômio 6.7?

20 de março de 2017

hqdefaultQuem nunca ouviu um pregador ou palestrante para pais lembrar o famoso verso bíblico que está em Deuteronômio 6.7?

Não custa recordar o texto bíblico tão lembrado aos pais. Diz o texto: “Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar” (Dt 6.7).

Até ai nada de mais, pois é sempre muito bom lembrar desta ordem de Deus dirigida aos pais judeus, mas também aos pais cristãos de todas as épocas. A grande questão é que, muitas vezes, não paramos para pensar como colocar em prática os princípios contidos em tantos versículos bíblicos.

Ler a Bíblia e não aplicar, na nossa vida diária, especialmente na família, os versículos bíblicos que aprendemos, é como ler um livro de Shakespeare. Será apenas um livro gostoso de ler, mas sem proporcionar vida, ganhos eternos para o leitor e sua família.

Então, como colocar em prática a expressão que diz, por exemplo, ‘converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho’? Com certeza é não ficar enchendo a cabeça dos filhos com textos e mais textos bíblicos. Nem falando a toda hora sobre Igreja.

Uma das maneiras de aplicar este texto é aproveitando os acontecimentos do dia, as brincadeiras e, de uma forma sábia, passar os ensinamentos que Deus quer que os pais transmitam aos seus filhos.

Lembro-me de um período de férias que estava em uma fazenda com minha família, no interior de Minas Gerais. A lua estava na fase quarto minguante, mas a noite estava sem nenhuma nuvem. Como no interior não temos a luminosidade da cidade, o céu estava lindo, cheio de estrelas. Minha filha, Susanne, era bem pequenininha. Então a peguei no colo e fomos passear sob aquela noite estrelada. Podíamos ver, inclusive, as estrelas cadentes. Então dizia para ela como Deus fez o sol, a lua, estrela. Fui lembrando da passagem que narra a criação do mundo que está em Gênesis 1. Claro que foi de uma forma bem lúdica. Eu não sei se ela lembra deste fato, mas, com certeza, a mensagem ficou no inconsciente.

Podemos aplicar este versículo quando brincamos com nossos filhos.

Um pai que está ensinando seu filho a andar de bicicleta pode, no final do dia, rememorar a experiência e dizer mais ou menos assim: “E aí, filho, foi legal hoje aprender a andar de bicicleta, não foi? Você se lembra que todas as vezes que você pensava que iria cair, eu estava atrás e segurei você? Lembra? Sabe, filho, assim é Deus, o nosso Pai. Quando Ele percebe que a gente vai cair, passando por dificuldades, Ele vem e segura a gente por trás”. Percebeu? Não é na hora, mas um tempo, ou até mesmo, dias depois.

Existem inúmeras maneiras de aplicar este versículo bíblico no cotidiano da relação pais e filhos. Basta pedir a Deus a sabedoria e estar atento aos momentos que Deus proporciona para que isso aconteça.

**************
Por: Gilson Bifano
Palestrante, conferencista e coach na área de casamento e vida familiar.
oikos@ministeriooikos.org.br

Related Posts

Pais e filhos tementes a Deus
Eu não quero Mickey Mouse
De pai para filho

Deixe seu Comentário

[fbcomments][fbcomments url="" width="100%" count="off" num="3" countmsg="wonderful comments!"]