Muitas opções para as crianças hoje

15 de junho de 2017

famlia1Um dia desses, eu e minha esposa estávamos com nosso neto, Theo, de 5 anos. Era um sábado à tarde e tínhamos levado para passear num shopping. Seus pais tinham um compromisso à noite numa determinada igreja.

Na volta para casa, perguntamos a ele se deseja ou não ir à igreja com os pais.

Chegando em casa, já havia uma decisão de que os pais iriam levá-lo.

Dai surgiu uma conversa interessante com minha filha sobre o erro que, como famílias, podemos cometer na educação religiosa dos filhos e netos.

Hoje em dia, os pais consultam os filhos acerca de muitas decisões, como esta, por exemplo, de perguntar se deseja ou não ir à igreja.

Lembrei-me então da minha infância, morando na pequena cidade de Pirapetinga, MG.

A igreja batista mais próxima distava 23 quilometros, situada na cidade de Santo Antônio de Pádua, já no território do Estado do Rio de Janeiro.

Todos os domingos minha mãe nos obrigava a usar a melhor roupa, pegar um ônibus empoeirado e viajar, parando a cada cinco minutos, por mais de uma hora para chegar para a Escola Bíblia Dominical.

Em nenhum momento, nem um domingo sequer, ela nos perguntou se desejávamos ir ou não à Primeira Igreja Batista de Pádua para aprender um pouco da Bíblia.

Domingo, no interior, para quem conhece a cultura brasileira, é um dia diferente. Parece que um novo ar sopra sobre a praça da cidade. Na Pirapetinga, daqueles tempos, meus coleguinhas pediam um terreno emprestado e construíam campinhos de futebol e organizavam torneios que tinham a mesma importância para nós como a Champions League, nos dias de hoje para o futebol mundial.

Para piorar a situação, o ônibus que nos trazia de volta só saia de Pádua (quando não se atrasava) às 15 horas e chegava em Pirapetinga depois de uma hora. Neste horário, a partida de futebol do time principal da cidade já estava quase no final do primeiro tempo. Para mim e meus irmãos, isso era muito difícil. Então, se minha mãe me perguntasse se eu queria ou não ir para a igreja, claro que minha resposta, todos os domingos, seria sempre não.

Mas quando olho para 47 anos atrás eu agradeço a Deus pela firmeza de minha mãe quando nos obrigava, todos os domingos, acordar, se arrumar, pegar o ônibus, participar da EBD e voltar, já quase no final da tarde.

No que tange a educação religiosa não podemos abrir mão e deixar que nossos filhos escolham ou não ir à igreja e receber as instruções bíblicas.

É claro que podemos e devemos fazer das idas ao templos em momentos felizes e alegres, mas vai ter aquele dia que os filhos, especialmente quando forem pequenos, não desejarão ir. É para esses dias que devemos ser firmes.

Hoje, paira sobre as famílias cristãs um perigo tremendo, que é deixar de passar para as gerações futuras o valor dos trabalhos da igreja, de participar da Escola Bíblica Dominical.

*********
Gilson Bifano é palestrante, escritor e Coach de casais e pais. É diretor do Ministério OIKOS.
oikos@ministeriooikos.org.br


Deixe seu Comentário

[fbcomments][fbcomments url="" width="100%" count="off" num="3" countmsg="wonderful comments!"]