Oikos na sua igreja

Introdução

Vivemos numa sociedade que, cada vez mais, tenta derrubar os conceitos bíblicos sobre família. Por isso, todo líder de uma organização cristã precisa ajudar a fortalecer as famílias da sua comunidade, equipá-las para o bombardeio que recebem diariamente através da mídia, de leis contrárias aos princípios bíblicos, de teorias e ideologias negativas e de relacionamentos fora do contexto familiar.

O que é “Oikos na sua igreja”?

O Programa “OIKOS na sua Igreja” é uma ferramenta de multiplicação de conceitos familiares, que oferecemos para as igrejas, através de seus docentes locais/regionais voluntários.

Objetivos:

Esse programa é composto por módulos que despertam o participante para a importância de:

  1. Liderar/Participar de sua família, de forma mais efetiva
  2. Ter uma vida cristã familiar mais íntegra
  3. Cumprir sua missão como família neste mundo

Dos credenciados:

Os docentes são credenciados pelo Ministério OIKOS. Todo material é cuidadosamente preparado e a metodologia de ensino é dinâmica, prática e participativa.O Ministério OIKOS também zela pela qualidade do curso, ao aplicar uma política constante de avaliação das aulas e dos docentes.

Conteúdo

O Programa “OIKOS na Sua Igreja” é modular.
Cada módulo, ou Seminário OIKOS, dura 6 horas (geralmente um sábado) e abrange 3 matérias sobre a família e um momento chamado “Conheça o Oikos”.

Módulo 1
  1. Papéis na FamíliaUma análise dos papéis de cada membro e a importância do seu cumprimento para o bom funcionamento da família.
  2. Finanças na FamíliaUm estudo prático, com aplicação fácil, sobre o planejamento e o controle financeiro familiar, visto que muitas famílias têm encontrado problemas nessa área.
  3. Construindo famílias positivas num mundo negativoUma análise dos desafios da família no século XXI e uma proposta de como lidar com eles.
Módulo 2
  1. Ética na FamíliaO desafio dos membros da família a se manterem fiéis a Jesus Cristo, fugindo das tentações da conduta imoral.
  2. Relacionamento na FamíliaUma perspectiva bíblica e contemporânea sobre os relacionamentos, a partir de prioridades relacionadas aos papéis de cada um na família.
  3. Comunicação na FamíliaUm estudo de princípios bíblicos de comunicação, baseado no exemplo de Jesus Cristo, e as aplicações para a família.
Módulo 3
  1. Conflitos na FamíliaPrincípios bíblicos de resolução de conflitos aplicados à família. Como lidar com esses princípios em cada situação familiar.
  2. Sexualidade na FamíliaComo ensinar seus filhos sobre a sexualidade, e também uma visão sobre os princípios bíblicos sobre a sexualidade para o casal, solteiros, viúvos e divorciados.
  3. Estilos de FamíliasNão existe um modelo certo de família. Há vários modelos, que a Bíblia nos apresenta, de famílias, e precisamos estar atentos aos modelos, para sermos relevantes a eles.
Módulo 4
  1. Evangelização na FamíliaAnálise de alguns princípios essenciais usados por Jesus Cristo para “fazer discípulos”.
  2. Espiritualidade na FamíliaUm estudo sobre a verdadeira espiritualidade, com exercícios práticos de autoavaliação e princípios relevantes para o contínuo processo de transformação de vida.
  3. Família e IgrejaA relação entre o envolvimento na igreja e o convívio familiar: quanto um afeta o outro. Esse estudo propõe uma análise dessa relação, para melhor aproveitamento para a família e para a igreja.

Funcionamento:

Competência das igrejas locais

  1. Providenciar uma sala adequada para até 35 pessoas, com quadro branco/negro, flip-chart e projetor e som.
  2. Divulgar a realização do evento.
  3. Receber as inscrições dos participantes.
  4. Providenciar os cafezinhos nos intervalos e alimentação para os docentes, durante todo o evento. Se a viagem for longa, a igreja também deverá cobrir as despesas de viagem e hospedagem dos docentes. Os acertos referentes à locomoção e alimentação dos docentes poderão ser feitos diretamente.
  5. Efetuar o pagamento, via boleto bancário, cartão de crédito ou ainda através de depósito bancário, com 30 dias de antecedência.
  6. A igreja deve usar a nomenclatura “Seminário OIKOS”. Não pode ser utilizado qualquer outro nome na divulgação.
  7. Não reproduzir o material preparado pelo Ministério OIKOS nos seminários.

Competência do Ministério OIKOS

  1. Divulgar para a comunidade cristã/evangélica o programa “Oikos na sua igreja”
  2. Recrutar e capacitar os docentes nas regiões do país.
  3. Preparar todo o conteúdo dos módulos.
  4. Oferecer às igrejas material para divulgação, na forma impressa e de mídia, bem como ajudar a igreja na divulgação do seminário, através das redes sociais.
  5. Enviar para os docentes material a ser usado pelos participantes em cada módulo, bem como os certificados que deverão ser entregues ao final do evento.
  6. Dar uma oferta para cada docente.

Competência do docente

  1. Servir a Deus com integridade e excelência no ensino, não desonrando o nome de Cristo.
  2. Dar o melhor no ensino e no exemplo para equipar as famílias a serem melhores, no desempenho do seu papel na sociedade.
  3. Ser transparente em suas intenções e planos.
  4. Agir com respeito, em seus relacionamentos com os demais colegas, participantes do curso e líderes das igrejas a quem servimos.
  5. Não pedir contribuições e não promover a si mesmo ou sua organização.
  6. Participar do processo de capacitação oferecido pelo Ministério OIKOS.
  7. Estar comprometido com o documento “Manifesto da Família” do Ministério OIKOS.
  8. Ser responsável pela guarda de todo o material produzido pelo Ministério OIKOS.
  9. Ser diligente nas ministrações.
  10. Não fazer nenhuma alteração no conteúdo dos seminários.
  11. Entregar para cada participante o material do seminário e recolher todo o material que não for utilizado.
  12. Não permitir a cópia (seja através da forma impressa ou mídia) do conteúdo dos seminários.

Da metodologia:

O Ministério OIKOS adota uma metodologia de aprendizagem participativa, valorizando a interação e a dinâmica nas aulas.Neste formato, adotando os princípios da andragogia (ensino de adultos), o número mínimo e máximo, respectivamente, para cada seminário é de 10 a 35 participantes.O seminário será ministrado por até dois docentes credenciados pelo Ministério OIKOS do Brasil, que serão, preferencialmente, da cidade ou região onde acontecerá o seminário.

Avaliação:

Os participantes deverão preencher uma ficha de avaliação de cada docente, ao final do curso. O Ministério OIKOS acredita na avaliação como parte do processo de aprimoramento contínuo.

Investimento

O investimento do seminário é de R$ 1.400,00 (Hum mil e quatrocentos reais) valor para cada módulo/turma. Fica a critério da igreja cobrar ou não um valor de inscrição dos participantes.

Agende um Seminário OIKOS na sua Igreja

Clique aqui e preencha o formulário “Acordo OIKOS e Igreja” e envie para oikos@ministeriooikos.org.br

Em caso de dúvida, ligue: (21) 2264-9207

Seminários Locais

Nenhum Evento