Repúdio à tirania midíatica – Um manifesto

10 de outubro de 2017
The True North strong and free!A mídia retrata, critica, sugere ou impõe a realidade.

Quando retrata, é mídia passiva, apenas útil como espelho para mostrar o que já se vê no dia a dia.

Quando critica, avalia, aponta equívocos, destaca virtudes, insinua causas e consequências, faz pensar.

Quando sugere, aponta caminhos, propõe alternativas, conjectura possibilidades, abre debates, faz antever novos cenários.

Quando impõe, desrespeita, acha-se dona da verdade, almeja implantar uma nova e sua realidade, agride, insulta, desconsidera valores, fecha os olhos para a realidade que está, em favor da que pretende implantar. É radical e, por isso, opressora e perversa.

O que temos hoje no Brasil é a tentativa de implantação da mídia impositiva, em prejuízo crasso da reflexiva e crítica; em prejuízo óbvio da que é racional, da de bom senso e da plausível.

O caso que gera agora reações das pessoas é uma demonstração clara da tentativa dessa mídia impositiva e perversa de estabelecer-se e, pior, prevalecer. Aconteça isso, e teremos instalada a ditadura midiática, agora ditando não cortes de cabelo, vestuários e grifes, mas ideologias, hábitos e comportamentos.

Nada mais avesso aos princípios cristãos, zelosos dos bons costumes de uma moralidade equilibrada e fortemente embasada numa espiritualidade saudável, onde a mente é desafiada a um constante inconformismo com realidades más e improdutivas; onde a consciência crítica é estimulada para provocar mudanças positivas nas realidades vigentes. Do ponto de vista cristão, a realidade não é destino, especialmente quando se apresenta débil, enferma, exibindo contornos de crueldade e de maldade.

Por esta razão, nós, de um modo geral, nos indignamos com esta postura ditatorial de parte da mídia, ao colocar no ar cenas que, além de não retratarem a realidade, pulam a etapa da reflexão e insistem na tentativa de convencer as pessoas que o lixo é bom, que o podre é nobre e que a imundície é saudável.

Nossa indignação é reagente a este persistente esforço das Organizações Globo, mormente através da sua dramaturgia, dos seus programas, propagandas, postagens, notícias e opiniões; de destruir a família tradicional; apoiar que crianças sejam expostas à imoralidade e à erotização precoce, em nome da arte e da liberdade de expressão; divulgar e promover a Ideologia de Gênero; macular a imagem do casamento, segundo o modelo bíblico, entre um homem e uma mulher; legitimar o adultério como caminho viável à felicidade e a mentira, o poder, a traição e falsidade como ferramentas sadias para se conseguir o que se deseja.

Indignados, nos manifestamos objetivamente contra a Rede Globo de Televisão, suas novelas, seus programas, suas matérias e reportagens tendenciosas que seguem nesta trilha nefasta, desmanteladora da família e demolidora dos valores cristãos, bem como contra qualquer outra emissora ou grupo de comunicação que vá na mesma direção.

Fazemos, como líderes cristãos que somos, ecoar tão longe quanto possível, a lembrança de que somos, como pessoas, agentes e não meros objetos da história.

Somos nós que compramos os aparelhos de TV, somos nós que escolhemos nossos pacotes de canais por assinatura, somos nós que selecionamos os canais, somos nós que escolhemos que plataforma de internet vamos ler notícias ou buscar entretenimento, somos nós que escolhemos que emissora de rádio vamos ouvir e somos nós, com a nossa audiência ou com a ausência dela, que decidimos que tipo de mídia desejamos.

Assim, apelamos ao povo brasileiro que não se deixe dominar por uma mídia perversa que tudo faz para implantar a tirania do poder midiático. Ao contrário, escolha criteriosamente canais, programas e notícias; que aguce sua consciência crítica e lute por uma mídia saudável e benévola, construtiva de um Brasil melhor.

Mesmo com nossas críticas, aqui expostas, não apoiamos propostas de censura dos meios de comunicação pelos riscos à democracia.

Que o povo brasileiro lembre-se do que ensinou Paulo, o Apóstolo: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12.2).

Rio de Janeiro, Outubro de 2017.

Ministério OIKOS – Ministério Cristão de Apoio à Família
Movimento Cristão em Defesa da Família

Deixe seu Comentário

[fbcomments][fbcomments url="" width="100%" count="off" num="3" countmsg="wonderful comments!"]