Ao redor da mesa

9 de setembro de 2021

178852556Na Bíblia encontramos vários textos que abordam o valor da refeição em família. A mesa nos tempos bíblicos era diferente das que temos hoje.

Algumas passagens bíblicas nos dão ricas lições dos benefícios das refeições em família. Coisas importantes, na história bíblica, aconteceram ao redor da mesa. Nos textos abaixo podemos perceber que ao redor da mesa, num ambiente de refeição em família, o mais importante não era o que se comia, mas o ambiente de aceitação, amor, conversação, instrução, compartilhamento e ministração.

Reconciliação e perdão

Uma das passagens mais lindas de toda a Bíblia é o reencontro de José com seus irmãos (Gn 42 a 45). O perdão de José aos seus irmãos se deu num ambiente de refeição (Gn 43.31-34). Lendo esse texto podemos chegar a conclusão que muitas vezes podemos externar nosso arrependimento, pedir perdão ou liberar o próprio perdão ao redor da mesa.

Conheço um amigo que precisava pedir perdão a um colega. Pediu para que a esposa preparasse um jantar, convidou esse colega e sua esposa, para jantarem em sua casa e na presença de todos, inclusive dos filhos, externou seu arrependimento e suplicou pelo perdão que foi prontamente atendido. O ambiente foi de pura espiritualidade e comunhão ao redor da mesa.

Lembranças

Em Êxodo 12.1-20 encontramos Deus orientando o povo para usar a refeição em família para relembrar a libertação do Egito.

Use os momentos das refeições para lembrarem o quanto Deus tem sido bondoso para com sua família. Lembrem juntos o que Deus tem a favor da família.

Ministração

Jesus usou um momento de refeição, na casa de um fariseu, para ministrar lições valiosas para os seus discípulos (Lc 14.1-14). Naquela oportunidade falou sobre as prioridades do Reino e do valor da humildade.

Aproveite as refeições em suas casas para discipular seus filhos e transmitir preciosidade eternas para suas vidas.

Instrução

Deuteronômio 6. 4-8 é um texto muito conhecido. Embora a palavra “mesa” não apareça no texto, podemos concluir que o momento que a família sentava à mesa era de sua importância para os pais instruírem seus filhos a respeito de Deus e de Sua vontade. “Converse sobre elas quando estiver sentado em casa”, nos aponta que o momento da refeição é um lugar propício para ensinar os filhos a respeito das coisas espirituais.

Orientação

Deuteronômio 14. 3-27 é um texto que narra sobre os alimentos proibidos e permitidos em Israel.

À mesa também podemos conversar com os filhos sobre o valor de uma boa refeição e os benefícios que um alimento rico em fibra, proteína e vitaminas podem fazer ao organismo.

Compartilhamento

Jesus também usou um ambiente de refeição, ao redor da mesa, para compartilhar sua dor e sofrimento (Mt 26.17-30).

Podemos aproveitar um ambiente de refeição para abrir o coração e compartilhar com nossos queridos as preocupações, ansiedades, dores e sofrimentos.

Lugar de sonhar

Gênesis 24.50-60 narra como se deu o acerto de casamento de Isaque e Rebeca. Com certeza hoje, em nossa sociedade, não é recomendável. Mas o que está por de trás do texto é que podemos usar as refeições em família para compartilhar com os filhos os nossos sonhos, como pais e mãe, a respeito dos seus futuros maridos e esposas. Aproveite as refeições em sua família e conversem com seus sobre casamento, namoro e noivado.

Alegria

Jesus usou a figura da refeição para falar de alegria (Ap 3.20). Cear com alguém está associado, na cultura hebraica, a momentos de alegria.

Transforme as refeições em sua família em momentos de alegria, de riso e de contentamento.

Concluindo, procure fazer das refeições momentos marcantes em família. A mesa é um lugar propício para deixar um legado para seus filhos e entes queridos.

E na sua família, você e sua família tem valorizado as refeições ao redor da mesa?
Conte-nos uma experiência neste sentido.

Escrito por: Gilson Bifano


Deixe seu Comentário

[fbcomments][fbcomments url="" width="100%" count="off" num="3" countmsg="wonderful comments!"]