Construa sua casa na rocha

11 de maio de 2017

downloadSabemos que o mundo está em crise. O radicalismo islâmico tem assustado. Cresce e se espalha o número de refugiados pelo mundo afora, inclusive no Brasil. A ditadura norte-coreana tem mostrado a sua terrível face. A miséria tem assolado muitos países, a natureza geme e sofre. Sabemos que o Brasil está em crise. O país enfrenta uma das suas piores crises política e econômica e as coisas ainda estão longe de serem resolvidas. A corrupção, endêmica e sistêmica, afeta quase todas as esferas da sociedade. Para piorar, algumas doenças antes erradicadas, agora voltam a assustar a população.

Sabemos que as famílias estão em crise. Cresce o número de casais de namorados que parecem não se importar com o casamento. Entre casais casados, cresce o número de divórcios. Pais omissos têm gerado filhos rebeldes e insubmissos. As drogas destroem famílias inteiras e algumas delas estão se transformando em verdadeiras anarquias. Sabemos que o ser humano está em crise. Desorientado, em crise de identidade, existencial e de valores. O homem não sabe mais quem é e está perdendo a conexão com o seu Criador. Por isso a explicação para tanto sofrimento emocional e físico.

No final da mensagem mais conhecida de Jesus, o Sermão do Monte, há, sem dúvida, a solução para todas as crises que enfrentamos (Leia Mateus 7.24-27). Sabedor da importância da família, primeira instituição criada e base de qualquer sociedade, Jesus deixou um importante legado aos seus discípulos e às futuras gerações. Utilizando uma parábola, Ele comparou a atitude de duas pessoas que, igualmente, ouvem a Sua Palavra, porém tomam decisões distintas. Há três verdades no ensino de Jesus:

1. A chuva cai sobre todos

As chuvas torrenciais e as inundações causam muitos danos e destruição às moradias. Muitos brasileiros, que moram em áreas de risco, são obrigados a sair de suas casas quando as fortes chuvas começam a cair. O risco de desabamento é iminente e preocupante. O texto é muito claro quando afirma que a chuva, que faz transbordar os rios; e os ventos fortes, que sopram e assustam, atingem tanto o prudente como o insensato, ou seja, ambos igualmente são afetados. Jesus nos mostra que os dois escutaram o mesmo ensino, porém um obedeceu, praticou, e o outro, não.

Os problemas da vida alcançam a todos, sem distinção. Às vezes, somos tomados de uma falsa certeza de que as dificuldades não podem atingir o cristão e que o Senhor nos livrará de todos os males. Há momentos em que Ele vai nos livrar, mas há outros que não. “Porque Ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos” (Mateus 5.45). Se você está passando por uma forte crise no seu casamento, família ou negócios, compreenda que: “todas as coisas colaboram para o bem daqueles que amam a Deus” (Romanos 8.28) e que “a vontade do Senhor sempre é boa, perfeita e agradável” (Romanos 12.2). Se você fez a coisa certa e vive em concordância com a vontade de Deus, acalme o seu coração e saiba que Ele está no controle de todas as coisas (Isaías 43.1-5).

Coisas ruins também acontecem com pessoas boas, portanto não sinta abandonado ou esquecido. Saiba que Ele cuidará de todas as suas necessidades, mesmo quando surgirem as fortes tempestades. “Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá. Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência” (Salmo 37.5,7).

2. A nossa base precisa ser sólida

Em uma construção, os operários precisam cavar o solo até encontrar a solidez do terreno para levantar os alicerces. Somente depois de muito tempo e trabalho, é possível, de fato, iniciar a obra. O mesmo acontece nas áreas da nossa vida. Praticamente tudo que desejamos alcançar vai exigir de nós investimento, esforço e dedicação. E isso pode levar algum tempo. Somos tentados a querer resolver tudo rapidamente, mas para conseguirmos uma base segura capaz de sustentar os pilares da nossa existência, é preciso buscar até conseguir encontrar firmeza, segurança e estabilidade.

Jesus ilustrou de forma notável a importância do fundamento para edificarmos nossa vida. O prudente, por ter ouvido as palavras de Jesus e edificado a sua casa sobre a rocha, conseguiu suportar a chuva forte e os ventos contrários. Buscar o fundamento certo faz toda a diferença. Construir a vida sobre a areia é construir sobre o próprio pensamento, entendimento. Os princípios corretos não estão na superfície, mas na profundidade de um relacionamento íntimo e profundo com Deus. Somente em Cristo a família conseguirá se sustentar de pé em meio às crises que se instalam o tempo todo. Jesus precisa ser a pedra fundamental, que dará base para todos os planos e projetos.

A Bíblia nos ensina o seguinte: “Coloquei toda a minha esperança no Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro. Ele me tirou de um poço de destruição, de uma toleiro de lama; pôs os meus pés sobre uma rocha e firmou-me num local seguro” (Salmo 40.1,2). Cristo é a Rocha sobre a qual devemos construir as bases para a nossa vida, família, negócios, planos, etc. Sem Ele não podemos ir a lugar nenhum. Sem Ele, tudo perde o sentido, se fragiliza e desmorona.

3. A areia pode ser transformada em rocha

Jesus Cristo sabia muito bem que alguns construtores erguiam suas casas em solos frágeis, arenosos e não confiáveis. Por isso que Ele fez questão de ilustrar seu sermão, pois quando chegava o tempo das chuvas fortes, só restava um monte de ruínas. A areia é um material de origem mineral formada pela fragmentação das rochas por erosão, por ação do vento ou da água, ou seja, a areia um dia foi uma rocha. Mas, será possível a areia se transformar novamente em rocha? Sim, é possível, porém será preciso existir um elemento catalisador, aglutinador, aliado à ação da natureza.

Na vida espiritual, o Espírito Santo é o agente que nos transforma, fazendo com que as bases fracas e inconsistentes que foram usadas para construir a nossa vida sejam fortalecidas. Quando a vida de uma pessoa começa a ser transformada pela natureza divina, seu preparo para as adversidades se torna muito mais apurado. As lutas e as crises virão, mas a base novamente restaurada será capaz de dar sustentação e equilíbrio.

Mesmo aqueles insensatos, que não edificaram sua vida sobre os fundamentos verdadeiros da fé em Cristo, podem rever a sua decisão. É o Espírito de Deus quem convence o homem do pecado, da justiça e do juízo (João 16.8). Podemos sintetizar em uma palavra toda a ação do Evangelho de Jesus Cristo na vida de uma pessoa: GRAÇA. Graça é um favor que não merecemos, mas mesmo assim Ele nos oferece. Graça é continuidade, é a chance de recomeçar e de se fortalecer novamente. Graça é quando uma base de areia, frágil e insegura, se transforma em rocha, firme e segura.

Sua casa, vida, negócios, projetos, esperança… está na areia ou na Rocha?

**********
Por: Pr. José Paulo Moura Antunes


Deixe seu Comentário

[fbcomments][fbcomments url="" width="100%" count="off" num="3" countmsg="wonderful comments!"]