Dia Nacional de Valorização da Família

21 de outubro de 2016

familiaHoje, dia 21 de outubro, é o Dia Nacional de Valorização da Família.

O que podemos fazer para, começando em nossas próprias casas, valorizar a NOSSA família?

Controle o uso da televisão em seu lar

Já afirmamos várias vezes que a televisão brasileira, uma concessão do Estado, presta, com raras exceções, um desserviço ao fortalecimento da família no Brasil. Procure conversar com seus filhos sobre os malefícios que alguns programas de televisão podem oferecer. Exerça, pais, a autoridade no lar para coibir os filhos, depois de uma conversa amiga, de assistirem determinados programas de TV.

Fale com seus filhos sobre sexo e sexualidade

Não permita que o governo com suas propagandas de prevenção à AIDS seja responsável pela educação sexual de seus filhos. O governo, através do Ministério da Saúde, tem causado um grande mal à família brasileira com suas propagandas que advogam o sexo sem compromisso conjugal e até mesmo o homossexualismo.

Converse com seus filhos sobre a vontade de Deus para a sexualidade humana, enfatizando que é possível ser feliz praticando o sexo no contexto do casamento e que virgindade não é assunto jurássico.

Valorize a instituição do casamento

Mesmo as pessoas divorciadas podem mostrar para os filhos que o casamento é uma instituição importante e que Deus é o seu criador. Se você está separado ou divorciado, mostre para seus filhos que quando um casamento termina não significa que a instituição fracassou, mas as pessoas envolvidas é que fracassaram.

Para os casados, demonstre para seus filhos o quando o casamento lhe faz bem demonstrando, para os seus filhos, amor e carinho para com seu cônjuge.

Determine um dia para investir na sua família

Separe uma noite por semana para se dedicar à sua família. Diga para si mesmo que esse dia é tão importante quanto à reunião da liderança de sua igreja ou de negócio. Não permita que essa noite seja prejudicada por ligações, internet, televisão ou de outra atividade que roube o tempo dos momentos com seu cônjuge e filhos.

Leve a sua igreja demonstrar amor para com família

Converse com seu pastor ou com a liderança da igreja para investir na família. Fale dos benefícios de se ter, constantemente, uma classe na EBD com temas de interesse da família. Fale da importância de não sobrecarregar a agenda da igreja com muitas atividades tirando assim o tempo para os casais, pais e filhos de estarem juntos, como famílias!

Leiam livros sobre casamento e família

Ninguém é perfeito em matéria sobre a arte de viver casado ou em família. Podemos crescer muito como maridos e esposas, pais e filhos, lendo a respeito do assunto. As livrarias evangélicas estão abarrotadas de excelentes livros que tratam de sexualidade, vida a dois, educação de filhos e tantos outros assuntos que tocam diretamente à vida em família. Se os cristãos lessem um pouco mais sobre esses temas não teríamos tantos problemas conjugais e familiares em nossas igrejas.

******
Por: Gilson Bifano

Related Posts

O valor do pai
Filhos adultos
Fábrica de gente

Deixe seu Comentário

[fbcomments][fbcomments url="" width="100%" count="off" num="3" countmsg="wonderful comments!"]