O lugar da honra na família

9 de maio de 2022

honrarCom o que a honra se parece?

Estamos cercados por relacionamentos com nossos amigos, cônjuge, colegas de trabalho e filhos. A intenção de Deus era que os relacionamentos fossem saudáveis compassivos, sacrificais e perdoadores.

Na verdade, Deus se importou tanto com os relacionamentos que sete dos 10 Mandamentos se concentram em maneiras de honrar os outros.

Em hebraico, honra muitas vezes significava dar o devido valor a alguém ou toná-lo poderoso, dando a essa pessoa glória e louvor.

Honrar alguém não acontece por acaso. É uma escolha consciente que leva a uma ação específica.

O apóstolo Paulo faz referência à palavra hebraica em Efésios 6:2. Ele está dizendo aos filhos para agirem de uma maneira respeitosa com relação aos pais em suas vidas. Mas este comando é apenas parte de uma discussão maior. Em Efésios 5, Paulo diz aos maridos e esposas que honrem um ao outro. E em Efésios 6:4, Paulo ordena aos pais que honrem seus filhos não provocando-os à ira.

Essencialmente, Paulo esperava que as famílias cristãs mantivessem um ciclo de honra em seus relacionamentos. Se todos são honrados, o amor de Jesus é exemplificado.

Os relacionamentos prosperam quando cada pessoa é valorizada.

Então, se você é uma figura paterna, respeite os filhos que Deus colocou em sua vida, mostrando a eles como é a honra. E ao fazer isso, honre outros adultos para que as crianças sejam encorajadas a seguir seu exemplo.

Isso pode significar criar limites adequados entre pais e filhos, perdoar alguém que o ofendeu, cenceder às crianças quantidades adequadas de confiança e liberdade ou deixar um pai saber o quanto você é grato por ele.

Honrar os outros nem sempre é fácil, mas quando fazemos isso, estamos honrando nosso Pai celestial que nos amou e se entregou por nós. E quando honramos a Deus respeitando nossos pais, Deus promete nos abençoar com Seu favor e Sua presença.

Então, pare um momento e pense nas figuras paternas que fizeram diferença em sua vida. Imagine os rostos das pessoas que oraram por você de forma consistente e o encorajaram com sua sabedoria.

Como seria demonstrar honra a eles hoje?

******
Fonte: Meditação da YouVersion


Deixe seu Comentário

[fbcomments][fbcomments url="" width="100%" count="off" num="3" countmsg="wonderful comments!"]