Ministério com famílias – Sua igreja tem?

22 de julho de 2019

what is family ministry leadQuando comecei, há mais de 22 anos, o Ministério OIKOS – Ministério Cristão de Apoio à Família, quase não falava sobre o tema “ministério com família” nas igrejas evangélicas. Embora, há houvesse um trabalho forte com o casais, especialmente, com os Encontros de Casais.

No início, como ainda hoje há, pouca literatura sobre o tema.

Os primeiros livros que li nesta área foram adquiridos nas livrarias católicas, dentro da área “pastoral da família”.

Também, lembro-me de ter comprado alguns livros, específicos sobre “ministério com famílias no exterior.

A partir dessas leituras fui construindo meu pensamento sobre como nós, evangélicos, poderíamos ter um ministério com famílias.

Já escrevi, e não me importo em repetir, que hoje é essencial a igreja ter, dentro do campo ministerial, um ministério específico com famílias.

Coisa que até as décadas de 60/70 não era muito necessário. Por quê?

Porque a sociedade daquele tempo era pró-família.

As leis preservavam a família. A educação era uma forte auxiliar da família na formação do caráter e dos valores das crianças. As famílias podiam deixar, tranquilamente, seus filhos na escola pois sabiam que os professores tinham um compromisso com os valores judaico-cristãos. Não existia a televisão.

O movimento LGBT nem sequer existia. Não se concebia, naquele, a mínima possibilidade de “casamento” homossexual. O falecido cantor Tim Maia cantava, sem nenhum medo de ser alvejado, a música que dizia “só não pode homem com homem e mulher com mulher”.

As famílias moram próximas e se ajudavam mutuamente. As famílias moravam nas regiões rurais e um cuidava dos filhos dos outros.

Lembro que meus irmãos mais velhos, planejaram uma travessura e foram vistos longe de casa. Uma pessoa que passou por aquele lugar percebeu que alguma coisa estava errada e foi até à casa dos meus pais avisar que vira meus dois irmãos num lugar ermo.

Então, até a década de 60, especialmente, não havia muita a razão para a igreja se preocupar muito com as famílias.

Hoje, pelo contrário, precisa redobrar sua atenção em ajudar as famílias no cultivo dos valores cristãos e saber superar a pressão que a sociedade de um modo geral exerce sobre ela.

A igreja precisa entender que neste trabalho há de se precisar pessoas capacitadas, investimento financeiro, recursos materiais, e acima de tudo, saber que precisa abrir mão de muitos dos seus programas para contemplar o fortalecimento.

Um dos pontos que a igreja precisa estar atenta é aliar o desejo do seu próprio crescimento com a ajuda às famílias em sua saúde relacional com Deus e entre seus membros, bem como em dizer ao valores do mundo e sim aos princípios eternos da Palavra de Deus.

As famílias clamam por esse suporte da igreja.

Realizando um ministério com famílias de forma programática, relevante e bíblica estará cumprindo com uma das suas mais nobres missões dada por Deus.
____________
Pr. Gilson Bifano – Diretor do Ministério OIKOS (Ministério Cristão de Apoio à Família). Escritor, palestrantes e coach de casais e famílias.
Siga-o no Instagram: @gilsonbifano
www.ministeriooikos.org.br
Contato: oikos@ministeriooikos.org.br

Related Posts

Nossas faltas para com os solteiros
O grande desafio das igrejas hoje
Recado para Líderes de Casais

Deixe seu Comentário

[fbcomments][fbcomments url="" width="100%" count="off" num="3" countmsg="wonderful comments!"]